About my Blog

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..."

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Martin Luther King Jr. Day

Na última terça-feira (18), foi comemorado em todos os estados norte-americanos o feriado dedicado a Martin Luther King Jr, grande ativista político negro e participante do Movimento pelos Direitos Civis na década de 60.

Martin era um pastor protestante e ficou conhecido mundialmente por seus idealismos pacíficos, assim comos os de Gandhi :D ["É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais."], na luta contra o preconceito, em todas as suas facetas, existente na sociedade norte-americana da época. Sua conduta de luta conseguiu fazer com que os direitos pelos quais lutavam os negros fossem finalmente aprovados no Congresso durante a presidência de Maccain.


Martin e seu discurso "I Have a Dream" em Washington durante a Marcha pelo Emprego e pela Liberdade. "Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito."


Recebeu, em 1964, o prêmio Nobel da Paz e foi assassinato em 1968 em Memphis no Motel Lorraine (atual Museu Nacional de Direitos Civis).

De uma coisa eu sei: a morte dele foi apenas o começo da sua vitória e, Martin and I, temos um sonho, talvez o mesmo! [PS: guess what?!]


Sacada do Motel Lorraine, onde Martin deu seu último suspiro. "Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."


Martin não precisa de mais palavras, seu legado fala por si só. Aqui vão algumas frases dele que gostei bastante:
"Eu prefiro caminhar na chuva a me esconder em casa nos dias frios. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade."
"Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa." (adorei mesmo essa hauhauhauha)


E para os preocupados e comprometidos com o amanhã, como nós, Martin disse "Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor."

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os novos cangaceiros?

Esse post está na minha cabeça desde que assisti ao Fantástico no último domingo, quando vi a notícia sobre o assalto ocorrido no município de Pedra Branca, cidade natal dos meus pais. Lá está parecendo cenário daqueles filmes de BANG-BANG em interiores 'fora da lei' que passam no Telecine Cult ¬¬

Essa semana, assaltaram dois bancos simultaneamente. Os bandidos fecharam a cidade e, pelo que assisti na reportagem, podiam derrubar um avião com os seus armamentos :OOOOO (gente, estamos no interior [INTERIOR!] do Ceará e não no PCC, fala sério). Agora virou moda assaltar banco no dia dos pagamentos e acredito que a mesma quadrilha já tentou cumprir seu objetivo outras vezes, mas felizmente não conseguiu. Chega a ser até irônico comparar o poderio bélico desses bandidos com o da polícia local. Aliás, que polícia né? 9 policiais civis e militares realmente podem vencer um exército, uhul o/\o, agora meus avós podem dormir tranquilos. Que vergonha para uma cidade do porte de Pedra Branca, que tem mais de 40.000 habitantes.

A comparação feita entre essas quadrilhas que têm atuado nos interiores com os cangaceiros chefiados por Lampião deve ter feito o próprio se remexer no túmulo hahahahaha. Até onde vi em História do Brasil, os cangaceiros tinham ideologias políticas e sociais... tá, tudo bem, talvez eles não tenham defendido seus interesses da melhor e da mais correta forma, mas a única semelhança que vejo é somente a tática de assalto. Não vou listar prós e contras, mas acredito que, apesar de todo o sangue derramado, no fim das contas, o Cangaço foi um movimento com engajamento social até que me provem o contrário, não apenas bandidagem como esses pilantras que andam tirando o sono de muita gente que conheço.



Os novos cangaceiros... No Cangaço, pelo menos as pessoas sabiam nas mãos de quem morriam ;xx


Fiquei perplexa com a atuação desenfreada desses novos grupos. Os alvos são sempre os mesmos: cidades de + - 20.000 habitantes, praticamente sem policiais. Eles têm tocado o terror [e depois algumas pessoas ainda me vêm com piadinhas sobre os morros do RJ; gente, a violência ta aí na nossa cara e nem precisamos ir tão longe ¬¬. Newsflash para os desatualizados de plantão: a polícia carioca está invadindo os morros e matando/expulsando os traficantes, é a "polícia pacificadora", pelo menos em alguns morros da Zona Sul já se obtiveram resultados positivos, como o morro Santa Marta].

Ora, levando em consideração que o Brasil possui 5564 cidades, não dá pra listar quantas devem sofrer com problemas de segurança pública, o que deve ser um número vergonhoso. Não chega a ser surpresa, já que nada é feito efetivamente para mudar a maioria dos problemas que nos atingem, o que é bem característico das nossas administrações, seja a federal, a estadual, a municipal, a colegial... Aliás, como reverteremos esse quadro se alguns dos nossos representantes políticos ponhem os "ladrões verdadeiros" no chinelo? Se são tão safados e corruptos quanto? Tsc tsc, muita coisa precisa mudar nesse país, é frustrante.