Martin era um pastor protestante e ficou conhecido mundialmente por seus idealismos pacíficos, assim comos os de Gandhi :D ["É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais."], na luta contra o preconceito, em todas as suas facetas, existente na sociedade norte-americana da época. Sua conduta de luta conseguiu fazer com que os direitos pelos quais lutavam os negros fossem finalmente aprovados no Congresso durante a presidência de Maccain.
Martin e seu discurso "I Have a Dream" em Washington durante a Marcha pelo Emprego e pela Liberdade. "Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito."
Recebeu, em 1964, o prêmio Nobel da Paz e foi assassinato em 1968 em Memphis no Motel Lorraine (atual Museu Nacional de Direitos Civis).
De uma coisa eu sei: a morte dele foi apenas o começo da sua vitória e, Martin and I, temos um sonho, talvez o mesmo! [PS: guess what?!]
Sacada do Motel Lorraine, onde Martin deu seu último suspiro. "Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."
Martin não precisa de mais palavras, seu legado fala por si só. Aqui vão algumas frases dele que gostei bastante:
"Eu prefiro caminhar na chuva a me esconder em casa nos dias frios. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade."
"Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa." (adorei mesmo essa hauhauhauha)
E para os preocupados e comprometidos com o amanhã, como nós, Martin disse "Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor."