About my Blog

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..."

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os novos cangaceiros?

Esse post está na minha cabeça desde que assisti ao Fantástico no último domingo, quando vi a notícia sobre o assalto ocorrido no município de Pedra Branca, cidade natal dos meus pais. Lá está parecendo cenário daqueles filmes de BANG-BANG em interiores 'fora da lei' que passam no Telecine Cult ¬¬

Essa semana, assaltaram dois bancos simultaneamente. Os bandidos fecharam a cidade e, pelo que assisti na reportagem, podiam derrubar um avião com os seus armamentos :OOOOO (gente, estamos no interior [INTERIOR!] do Ceará e não no PCC, fala sério). Agora virou moda assaltar banco no dia dos pagamentos e acredito que a mesma quadrilha já tentou cumprir seu objetivo outras vezes, mas felizmente não conseguiu. Chega a ser até irônico comparar o poderio bélico desses bandidos com o da polícia local. Aliás, que polícia né? 9 policiais civis e militares realmente podem vencer um exército, uhul o/\o, agora meus avós podem dormir tranquilos. Que vergonha para uma cidade do porte de Pedra Branca, que tem mais de 40.000 habitantes.

A comparação feita entre essas quadrilhas que têm atuado nos interiores com os cangaceiros chefiados por Lampião deve ter feito o próprio se remexer no túmulo hahahahaha. Até onde vi em História do Brasil, os cangaceiros tinham ideologias políticas e sociais... tá, tudo bem, talvez eles não tenham defendido seus interesses da melhor e da mais correta forma, mas a única semelhança que vejo é somente a tática de assalto. Não vou listar prós e contras, mas acredito que, apesar de todo o sangue derramado, no fim das contas, o Cangaço foi um movimento com engajamento social até que me provem o contrário, não apenas bandidagem como esses pilantras que andam tirando o sono de muita gente que conheço.



Os novos cangaceiros... No Cangaço, pelo menos as pessoas sabiam nas mãos de quem morriam ;xx


Fiquei perplexa com a atuação desenfreada desses novos grupos. Os alvos são sempre os mesmos: cidades de + - 20.000 habitantes, praticamente sem policiais. Eles têm tocado o terror [e depois algumas pessoas ainda me vêm com piadinhas sobre os morros do RJ; gente, a violência ta aí na nossa cara e nem precisamos ir tão longe ¬¬. Newsflash para os desatualizados de plantão: a polícia carioca está invadindo os morros e matando/expulsando os traficantes, é a "polícia pacificadora", pelo menos em alguns morros da Zona Sul já se obtiveram resultados positivos, como o morro Santa Marta].

Ora, levando em consideração que o Brasil possui 5564 cidades, não dá pra listar quantas devem sofrer com problemas de segurança pública, o que deve ser um número vergonhoso. Não chega a ser surpresa, já que nada é feito efetivamente para mudar a maioria dos problemas que nos atingem, o que é bem característico das nossas administrações, seja a federal, a estadual, a municipal, a colegial... Aliás, como reverteremos esse quadro se alguns dos nossos representantes políticos ponhem os "ladrões verdadeiros" no chinelo? Se são tão safados e corruptos quanto? Tsc tsc, muita coisa precisa mudar nesse país, é frustrante.

1 comentários:

Mazé disse...

Filha, amei tudo o que você escreveu. Escreveste divinamente bem. Estou muito orgulhosa de você e sempre acreditei na sua capacidade, aliás, em tudo o vem de você.

Te amo muito e mostrarei seu blog para o pessoal da empresa rsrsrsrs. Quantas mães tem essa oportunidade?! rsrsrsrs

Postar um comentário